Estudo de Caso - GM


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O Sorvete de Baunilha e a General Motors - GM
 
 Leia até o final é muito interessante!
  
 Olhem como qualquer reclamação de um cliente pode levar a uma  descoberta totalmente inesperada do seu produto.

Parece coisa de louco, mas não é. Esta é a moral de uma história que está circulando de boca em boca entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao cliente.

A história ou 'causo', como está sendo batizada aqui no Brasil, começa quando o gerente da divisão de carros da Pontiac da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente.
 
Eis o que ele escreveu:
 
"Esta é a segunda vez que envio uma carta para vocês, e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar.
 
Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. 
Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à sorveteria se transformaram num problema.
 
Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando saio da loja  para o carro, o carro não funciona, se compro qualquer outro tipo de  sorvete, o carro funciona normalmente. Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não  importa o quão tola possa parecer minha reclamação. O fato é que estou  muito irritado com meu Pontiac."
 
 A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o Presidente da  empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação.
 
Ele resolveu levar a sério e mandou um engenheiro conversar com o autor da carta.

O funcionário e o reclamante, um senhor bem-sucedido na vida, foram juntos à sorveteria no fatídico Pontiac.
 
O engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o  carro efetivamente não funcionou.
 
O funcionário da GM voltou nos dias seguintes, à mesma hora, e  fez o mesmo trajeto, e só variou o sabor do sorvete.
 
Mais uma vez, o carro só não pegava na volta, quando o sabor escolhido era baunilha.
 
O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro, que  passou a fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes  possíveis e, depois de duas semanas, chegou à primeira grande descoberta.
Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque não precisava ficar escolhendo o tipo de sorvete e este estava bem na frente.
 
Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: como o tempo de compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em  comparação com o tempo dos outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso, os vapores de combustível não se dissipavam,  impedindo que a nova 
partida fosse instantânea.
 
A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de  alimentação de combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir  desta linha.
 
Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além  da reforma do que não pegava com sorvete de baunilha.
 
A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, porque pode ser que uma grande inovação esteja por trás de um ‘sorvete de baunilha' diz a carta da GM.
 
Isso serve para as empresas nacionais que não tem o costume de  dar atenção a seus clientes, tratando-os até mal.

Com certeza esse consumidor norte-americano comprará um outro Pontiac, porque qualidade não está dentro da empresa, está também no atendimento que despendemos aos nossos clientes.

Fonte e Autor Desconhecidos.

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Referência 02/09.2024


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